segunda-feira, 8 de junho de 2020

5 MITOS SOBRE A PIOR TURMA



Quem é educador na educação formal sabe que todos os anos as turmas mudam, alguns alunos novos chegam, outros deixam a escola, a sala as vezes também muda, mas a verdade é que pouco ou nada além disto é novidade. No mais segue o mesmo protocolo do ano anterior. Nas turmas muda-se o elenco, mas a novela repete-se quase que sempre com mesmo roteiro. O que temos que ter em mente é que apesar da semelhança, nenhuma turma é realmente igual. Cada um trás ali suas particularidades, necessidades, formas, jeito que podem contribuir ou dificultar o processo do todo. O importante é não cair nos mitos que fazem com que uma turma se torne a pior turma da escola. Mitos, porque geralmente são espalhados por uma porção de colegas educadores, mas só o seu olhar individual e sensível é que podem quebrar com esta falácia. Conheça agora os 5 mitos sobre a pior turma:

MITO Nº1 - "Com esta turma nada funciona!" A questão é, será que já tentamos tudo mesmo? A resposta é óbvio que não. Geralmente percebemos isto quando um educador diferente fica coma turma e parece que tudo dá certo. Seria este(a) educador(a) melhor do que eu? Ou será que a surpresa do novo é que os motivou. Talvez eu precise-se surpreender mais esta turma, mudar a rotina, provar pra eles e pra si mesmo que deste velho educador ainda tem muita coisa nova pra ensinar;

MITO Nº2 - "Eles nunca me ouvem!" Ou será que não se está dizendo o que eles gostariam de ouvir. É preciso que haja esta negociação onde as chances de aumentar a atenção dos alunos é de 100% quando a proposta do que ou como se vai estudar vem deles próprios.

MITO Nº3 - "Com esta turma, só no grito!" Se a sua turma exige que você sempre grite para chamar a atenção, experimente ficar em silêncio. Se você grita dá ao outro a sensação de descontrole e isso fortalece o outro lado. O silêncio pode ser muito mais incomodativo e cria expectativas. Para além disto, o mau uso da voz é responsável por inúmeras doenças vocais em educadores que vão desde de rouquidão até fendas nas pregas vocais. Por tanto, cuide-se.

MITO Nº 4 - "Esta turma não quer fazer nada!" Mas o que é este nada? O que eles preferem fazer ao invés de fazer o que o educador está propondo? E se a atividade for fazer o que eles estão propondo? Se a turma prefere ficar um tempo conversando, porque não separar um tempo para esta conversa e negociar com eles um tempo para cada coisa. O importante é escutar para ser ouvido.

MITO Nº5 - "Já me avisaram que está é a pior turma!" Cuidado com ideias preconcebidas,  tire sempre suas próprias conclusões e de preferência, enxergue sempre uma nova turma como NOVA.

#Já conhece meu curso Online Transformando Comportamento Agitado? Click aqui para conhecer: Curso Online Transformando Comportamento Agitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário Educador Jogador

Olá, faz um ano que estou me comunicando com vocês pelas redes sociais da Educador Jogador e aqui no blog. Para comemorar esta data especi...